Caminheiros da Gardunha

cropped-logo21.jpg

Associação sem fins lucrativos, fundada em 5 de Março de 1997, os Caminheiros da Gardunha – Grupo de Interesse Pela Natureza têm como objectivo a defesa e valorização da Serra da Gardunha, através do fomento da prática de pedestrianismo, de realização de iniciativas de intervenção ambiental e de defesa e valorização do seu património cultural.

A génese da associação remonta a 1976/77 quando um grupo de caminheiros decidiu realizar caminhadas regulares pela Serra da Gardunha. Só 20 anos mais tarde se constituiriam em associação.

Os Caminheiros da Gardunha têm-se distinguido também pela componente de animação sócio-cultural, estando na origem do Corso de Carnaval do Fundão, hoje sob a alçada do Município do Fundão, e do Arraial de São João, o maior e mais genuíno arraial de Santos Populares do concelho.

Numa altura em que não havia ainda uma estratégia definida de promoção da Gardunha e do próprio concelho do Fundão, os Caminheiros desempenharam esse papel, participando em actividades de Norte a Sul do país, em modo de intercâmbio. Foi nesse contexto que conseguiram trazer à Serra da Gardunha 1.200 caminheiros, num dos seus Encontros Nacionais de Caminheiros.

Devido à sua meritória acção, os Caminheiros da Gardunha foram agraciados pela Câmara Municipal do Fundão com a Medalha de Prata de Mérito Municipal.

Contatos:

Website: https://caminheirosdagardunha.wordpress.com/
Morada: Largo dos Caminheiros da Gardunha L22 R/C Esq / 6230-216 Fundão
Telefone: +351 965 705 599
Email: caminheirosdagardunha@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/caminheirosgardunha/