GEGA

GEGA - Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha

Associação de Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha com sede em São Vicente da Beira

Fundado em 1982, o GEGA – Grupo de Estudos e Defesa do Património Cultural e Natural da Gardunha é uma associação sem fins lucrativos, sediada na secular Vila de São Vicente da Beira.

A associação foi criada com o objetivo de promover atividades culturais, desenvolver ações de preservação do património material e imaterial da região e impulsionar o estudo, observação e divulgação da Serra da Gardunha, a sua paisagem, as suas espécies de fauna e flora, a geomorfologia e os seus recursos naturais.

No seu espaço, todos podem conhecer uma parte importante do património da freguesia. O GEGA agrega arqueologia, costumes, tradições, atividades profissionais que foram importantes para o desenvolvimento económico da freguesia, como são exemplos a tecelagem e a agricultura.

Entre outros objetivos já alcançados, o GEGA procedeu à criação de uma reserva etnográfica e arqueológica e publicou mais de trinta obras (livros e vídeos), destacando-se um dos últimos trabalhos, o livro “Geomorfologia da Gardunha – Figuras e Formas Graníticas da Serra da Gardunha”.

Nos últimos tempos, e em parceria com dois Vicentinos que se têm dedicado à recolha de minérios e minerais originários de Portugal e de outros Países, foi instalada uma exposição permanente nos antigos Paços de Concelho de São Vicente da Beira. Atualmente a exposição conta já com cerca de 850 peças (nomeadamente e entre outras, feldspato, urânio, berílio, fluorite, quartos variados, turmalinas, amoníaco, pirite, moscovite, olho de tigre, rosa do deserto, óxidos de ferro, volframite, rubi, etc).

Estão atualmente representadas na exposição 90 localidades diferentes de Portugal, 6 localidades de Espanha e outros 23 Países.

Esta exposição, visa dar a conhecer ao público da nossa região e arredores, a riqueza que o subsolo do nosso País possui, uma vez que não existe na Beira Baixa algo idêntico.

Contatos:

Email: gega@sapo.pt
Telefone: +351 965 702 647
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100054538956122